182018jun

Tatuagem 3D – Dermopigmentação de mamilo e aréola

Já ouviste falar de TATUAGEM 3D ou DERMOPIGMENTAÇÃO de mamilo e aréola?

A reconstrução da aréola e mamilo é uma etapa muito importante da reconstrução mamária pois devolve as mamas a sua identidade.

Uma mama sem mamilo e aréola ainda passa a impressão de uma mama mutilada.

Algumas pacientes ainda precisam, para o seu tratamento de câncer de mama, remover a aréola e o mamilo e a dermopigmentação ou tatuagem em 3D têm sido a forma mais prática e fácil da reconstrução.


A reconstrução com dermopigmentação pode ajudar em várias situações:

* após a remoção do mamilo e aréola por câncer de mama;

* após necroses nas cicatrizes próximas as aréolas em consequências a cirurgias de câncer ou de cirurgias estéticas, principalmente cirurgias redutoras de mama;

*em pacientes com Síndrome de Poland que podem não possuir o complexo aréolo-papilar.

A tatuagem também serve para melhorar cicatrizes que, por ventura, tenham alargado ou ficado mais claras do que a pele natural.


Quando a reconstrução do mamilo e aréola deve ser realizado?

O procedimento deve ser feito aproximadamente 3-4 meses após a cirurgia da mama ou simetrização, é o tempo necessário para que a mama atinja sua posição final e para que possamos determinar a posição correta da tatuagem.


VANTAGENS da TATUAGEM 3D ou DERMOPIGMENTAÇÃO do MAMILO E ARÉOLAS

* visa mamas com um aspecto mais natural;

* maior satisfação da paciente com seu corpo;

*procedimento ambulatorial, feito no consultório, que não demanda muitos cuidados;

*recuperação rápida.

Há riscos no procedimento?

Mamas que passaram por radioterapia, podem pigmentar mais devagar no primeiro momento.


Como o procedimento é feito?

Usa-se uma pomada anestésica para melhorar a tolerância da paciente à tatuagem, em geral, a paciente não tem muitas queixas de dor pois são áreas que já foram submetidas a cirurgia anteriormente, o que diminui a sensibilidade local.

Inicialmente a tatuagem tem uma cor mais escura que clareia em até 3 meses. Locais de muita fibrose a tinta pode ter mais dificuldade de penetrar. Por essas razões, retoques podem ser necessários após esse período para que se obtenha a coloração ideal da aréola e mamilo.


# P.S: O Conselho Federal de Medicina não permite a exposição de fotos “antes” e “depois”, mesmo com autorização das pacientes.