212015maio

O EXAME APRESENTOU MAMAS DENSAS?

mamadensa As mamas são formadas por tecido adiposo (gordura), tecido conjuntivo (sustentação ) e tecido epitelial, o que chamamos de tecido mamário. Algumas mulheres tem mais tecido mamário, o que caracteriza MAMAS DENSAS.

A mamografia em mamas densas pode ter dificuldade na detecção de alterações, pois na mamografia o tecido mamário denso é esbranquiçado, e alguns tumores (benignos ou malignos) podem se manifestar nessa cor, ficando mascarado pelo tecido denso.  O que dá o contraste na mamografia, ou seja, o que faz com que a mamografia fique transparente e mostre uma alteração/lesão é o tecido gorduroso.

Toda a mulher acima de 40 anos deve fazer a mamografia de rotina, mas se as mamas forem densas, a complementação com  ecografia mamária se faz necessária, sempre consulte seu mastologista.

Já na mulher jovem, a ecografia mamária entra como primeiro exame, quando indicado, pois a maioria das mamas, nessa idade, são densas. E muitas vezes a mamografia tem resultado normal mesmo que apareça nódulos na ecografia mamária

mamadensas

Aqui tem um exemplo da classificação da densidade das mamas em mamografias:

Mamas de categoria 3 e 4 tem mais tecido mamário, mais branco, enquanto que alterações em mamas categoria 1 e 2 são melhores vistas.